Modernize-se com o Certificado Digital

07/02/2020

O avanço tecnológico nos permite gradativamente praticidade, agilidade e conforto. Há menos de uma década, era comum com que todas as transações financeiras fossem feitas em uma agência bancária. Mas já em 2019, segundo a pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), 60% das transações realizadas foram feitas através dos sites e aplicativos dos bancos.

Desde 2010, o Brasil vem se modernizando com a utilização do Certificado Digital para facilitar práticas burocráticas que envolvem órgãos públicos. Este produto é um documento eletrônico que garante validade jurídica e autenticidade sobre o seu CNPJ ou CPF. As pessoas jurídicas necessitam dele para realizar algumas obrigações, exceto optantes de Simples Nacional com apenas um empregado, ou seja, o Microempreendedor Individual (MEI). Já as pessoas físicas podem optar pelo uso do serviço.

O Certificado Digital proporciona benefícios e praticidades únicas, como segurança criptografada em transações, redução de tempo gasto em filas, autenticidade de documentos e principalmente a desburocratização em diversos processos, como por exemplo ao ser usado na Receita Federal, Caixa Econômica Federal, na Nota Fiscal Eletrônica, no processo judicial eletrônico, no passaporte eletrônico, na CNH Digital, entre outros.

Veja todos clicando aqui.

De quais outras formas posso usar o meu certificado Digital?

Além das formas já citadas e outras dezenas de possibilidades de uso em diferentes serviços do governo disponibilizado no link, há mais quatro tipos de uso para este produto, são eles:

- A assinatura de documentos e contratos digitais, onde estas assinaturas terão a mesma validade que documentos assinados em papel por todo o Brasil;

- Autenticação em sistemas com informações confidenciais;

- Atualização rápida de informações em diversos sistemas sem processos burocráticos;

- Uso para categorias profissionais (médicos, advogados, contadores, entre outros). Com o certificado, as classes profissionais podem trabalhar com sistemas unificados e seguros.

Com estas informações, começamos uma série de matérias que visam sanar todas as dúvidas frequentes referentes ao Certificado Digital. Mande a sua pergunta para alguma de nossas redes sociais @cdlmarica.