Faturamento recorde do e-commerce no Brasil

12/10/2020

O comércio eletrônico faturou R$33 bilhões no segundo trimestre de 2020, o que representa um aumento de 104,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados apresentados pela pesquisa Neotrust, da Compre e Confie. Apenas no segundo trimestre de 2020 foram mais de 80 milhões de pedidos feitos online, uma demanda que tende a crescer ainda mais nos próximos meses em decorrência da pandemia e de promoções, como a Black Friday que irá ocorrer no dia 27 de novembro.

O e-commerce é uma realidade antiga que foi implementada pela primeira vez no Brasil em 1995 pela empresa Book Net. Na época, o acesso à internet e sua velocidade eram limitadas, o que tardou a evolução. Somente em 2014, o segmento cresceu 25% em relação ao ano de 2013, o que gerou uma receita de R$49 bilhões, mas este valor em 2020 representa praticamente o lucro em apenas um trimestre.

Além do próprio e-commerce, outras tecnologias surgem para modernizar e facilitar a vida do cliente e do empresário, como é o caso do Qr Code e da nova forma de pagamento instantâneo que chegará em breve, o PIX. A modernização da empresa ao usar as novas formas de tecnologia e comunicação com o cliente refletem diretamente no lucro do negócio.