Empreendedorismo Feminino: Construindo Caminhos para o Futuro

08/03/2024

O Dia Internacional da Mulher vai além de uma data no calendário; é uma celebração diária das conquistas, desafios e impacto das mulheres em todos os setores. Dentro desse contexto, o empreendedorismo feminino emerge como um catalisador de mudanças significativas no cenário econômico do Brasil.

De acordo com dados do SEBRAE, entre 2021 e 2022, a participação feminina no mundo dos negócios no Brasil cresceu expressivos 30%. Mulheres estão assumindo o protagonismo de seus próprios empreendimentos, conquistando liderança e fortalecendo a economia de maneira impactante.

O Instituto Rede Mulher Empreendedora destaca que 44% das empresas lideradas por mulheres têm quadros totalmente ou majoritariamente femininos. Isso não apenas fomenta a autonomia feminina, mas também cria ambientes de trabalho mais diversificados e inclusivos.

A promulgação da Lei 14.667, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, é um marco importante nessa jornada. Essa legislação não apenas evidencia o compromisso com a redução das disparidades de gênero, mas também traz benefícios sociais e econômicos para mulheres empreendedoras.

No cenário atual, a tecnologia, robotização e automação moldam as tendências para 2024. O empreendedorismo feminino destaca-se nesse contexto, trazendo uma abordagem mais humanizada e voltada para o propósito. Mulheres à frente de negócios não apenas se adaptam às mudanças tecnológicas, mas também valorizam a conexão humana e a empatia.

A CDL Maricá, comprometida com o desenvolvimento empresarial, apoia integralmente o empreendedorismo feminino. Nossas soluções de negócio são projetadas para auxiliar empreendedoras a construir negócios confiáveis e seguros. Convidamos todas as mulheres empreendedoras a se associarem à CDL Maricá, onde celebramos não apenas o Dia Internacional da Mulher, mas todos os dias de conquistas e superações.

Empreenda com Confiança. Empreenda com a CDL Maricá.

Referências bibliográficas:

- www.exame.com/bússola - matéria publicada dia 31.10.2023