Lojistas Fluminenses debatem desafios, tendências e perspectivas para o varejo durante convenção

Evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de agosto e reuniu 250 representantes do movimento lojista do Estado do Rio de Janeiro

 

A 35ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro reuniu aproximadamente 250 representantes do movimento lojista fluminense, entre presidentes e diretores de entidades, no último final de semana em Teresópolis, e debateu, por meio de palestras, o tema “Comércio brasileiro: desafios, tendências e perspectivas”.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL/RJ), Marcelo Mérida, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que a união de esforços deve dar o tom às ações da classe. “O momento que vivemos no Estado faz com que tenhamos que nos unir, nos abraçar e somar esforços. Ao término da convenção, precisamos que cada lojista aqui presente reproduza os aprendizados em cada canto do Estado do Rio”, afirmou.

Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL), também participou da abertura e reforçou a necessidade de superar os desafios. “É um momento de reconstrução e de esperanças. Sabemos que há dificuldades, mas já entendemos que há sinais de um bom descolamento da economia com a política, as coisas começam a caminhar, mas não podemos baixar a guarda”. Honório ainda ressaltou a importância da FCDL/RJ para o movimento lojista. “Os temas propostos para discussão na convenção são muito importantes para reflexão. Precisamos ser referências, os lojistas precisam participar e apoiar ações e atitudes para um Brasil bem melhor”, destacou.

Presente na cerimônia de abertura, a deputada federal Laura Carneiro (PMDB/RJ) recebeu, das mãos do presidente da CDL Rio de Janeiro, Carlos Monjardim, o título “Amigo do comércio varejista do Estado do Rio de Janeiro”, uma homenagem da FCDL/RJ em reconhecimento aos serviços prestados ao setor varejista fluminense no exercício do mandato. “Vivemos uma situação dramática no Estado e no país. Mais que ser homenageada aqui, quero homenagear vocês, lojistas, que têm a força e a capacidade para trabalhar pelo Estado e pelo país, sentindo na pele e, ainda assim, gerando empregos para transformar essa realidade”, afirmou.

A presidente do conselho deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, citou a frase “empreendedores vão salvar o Brasil”, do empresário Jorge Paulo Lemann, para mostrar a importância do setor. “Posso dizer que 90% desses empreendedores estão no comércio varejista. Discutir as tendências desse comércio é importante, precisamos discutir e levar para casa. Cada vez mais vamos ter grandes negócios em pequenas empresas, esse é o futuro e o Sebrae está pronto para apoiar os sonhos de cada empreendedor”.

Após a cerimônia de abertura, o professor Luiz Marins ministrou a palestra “Como vencer o medo de vencer em tempos adversos”. No sábado, os representantes da classe lojista acompanharam as palestras “Aumente a performance de sua empresa utilizando ferramentas tecnológicas inovadoras”, ministrada por Simone Bazzan, especialista em inovação e empreendedorismo, e “Os benefícios da automação e da padronização para o varejo”, por Alessandra Parisi, executiva de negócios da GS1 Brasil.

A 35ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro foi realizada com patrocínios do Banco do Brasil, Sebrae, Transporte Generoso e Supera, e com apoio da Produz Entretenimento e CMI Comunicação.